Logomarca

Logomarca

Quem sou eu

Minha foto
Sou Bióloga formada pela Ufba, Pós-graduada em Gestão Ambiental e Metodologia do Ensino Superior, atuando como Professora, ensinando o ensino fundamental II e médio.

CONTEÚDOS - 6° ano/5ª série

O sistema solar é um conjunto de planetas, asteróides e cometas que giram ao redor do sol. Cada um se mantém em sua respectiva órbita em virtude da intensa força gravitacional exercida pelo astro, que possui massa muito maior que a de qualquer outro planeta.
Os corpos mais importantes do sistema solar são os planetas que giram ao redor do sol, descrevendo órbitas elípticas, isto é, órbitas semelhantes a circunferências ligeiramente excêntricas.
 

ROCHAS



SOLO
O solo é formado a partir da rocha (material duro também conhecido como pedra) .Pela ação doselementos do clima (chuva, gelo, vento e temperatura), com o tempo e a ajuda dos organismos vivos (fungos, liquens e outros), as rochas, diminuem o seu tamanho, até transformá-lo em um material mais ou menos solto e macio, também chamado de parte mineral. O solo não é maciço e sim apresenta poros como uma esponja. São pequenos buraquinhos, poros do solo, onde ficam guardados a água e o ar, que as raízes das plantas e outros organismos necessitam para beber e respirar. O solo, de maneira geral, é composto por quatro lementos básicos que são: substâncias minerais, matéria orgânica, água e ar.


Solo sadio:
      


 Cobertura vegetal rica, terra fofa, porosa, permeável à água e ao ar, umidade permanente, grande diversidade de ráizes (policultura), muitas matérias orgânicas, intensa atividade orgânica.





Solo em agonia:

       





Ausência de cobertura vegetal, superfície exposta ao sol, erosão provocada pelo impacto direto das gotas de chuva, torrões de faces retas, sem poros, impermeáveis à água e ao ar, quase sem vida.